Quibe Frito. Uma receita libanesa bem crocante

Embora se possa saborear o quibe em qualquer parte do Brasil, esta espécie de croquete recheiada de carne é um prato tradicional libanês. Quibe ou Kibbeh provém do árabe Kubbah que significa bola. Já publicamos a receita de kibe no forno, mas hoje vamos preparar a versão do kibe frito, bem crocante e delicioso, ideal para um aperitivo ou uma entrada. O quibe também é muito bem vindo nas festas de aniversário. É um salgadinho que nao pode faltar em nenhuma celebração.
Vamos lá!


Ingredientes para o quibe frito:

250 gr. de trigo para quibe
500 gr. de carne bovina bem moída
Algumas folhas de hortelã frescas
4 dentes de alho
1 cebolla
Salsinha picada
Sal e pimenta ao gosto


Como preparar o quibe frito:

1- Coloque o trigo para quibe numa tijela e o lave bem. Deixe o trigo de molho no dobro da sua quantidade em água, por umas 2 ou 3 horas. Ele irá crescer.
2- Retire o trigo da água, esprimindo com a mão para tirar todo o excesso de água.
3- Colocar o trigo seco numa outra tigela.
4- Junte ao trigo com ¾ da carne moída, depois meia cebola e as folhas de hortelã, tudo muito bem picado. Misturar com as mãos até conseguir uma pasta. Nao esqueça de colocar sal.
5- Numa frigideira, refogar a outra metade da cebola e os quatro dentes de alho bem picados. Quando ganhe cor, colocar o ¼ da carne moída e deixar que cozinhe bem. Também coloque o sal, a salsinha picada e a pimenta. Misturar bem tudo e reservar.
6- Com a massa do trigo formar pequenas croquetes e com o dedo indicador fazer um buraco na massa para recheiar com a carne refogada. Fechar o quibe dando forma mais finas nas suas extremidades, e repetir o mesmo processo com o resto da massa e da carne.
7- Quando fizer todos os quibes, fritá-los em óleo bem quente até que fiquem crocantes e moreninhos (como os da foto).
8- Retirar os quibes da frigideira e colocá-los sobre um papel absorbente.



Se pode servir os quibes com uma salada bem fresquinha e um molho de iogurte, ou com arroz branco e uma vinagrete bem caprichada. Ah, e não esqueçam do limão e da pimenta.

Aproveite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para fazer um comentário é necessário registrar-se.